Bio

  • Manuela Ferreira é encenadora e dramaturga.
    Enquanto artista aquilo que mais lhe interessa é o exercício continuado de pensar e construir processos de criação que permitam questionar modos de fazer e colaborar, investigando novos dispositivos e protocolos de encontro com os espectadores/público.

    No seu repertório performativo reconhece variados impulsos que podem ter início num episódio do quotidiano, numa nota biográfica, numa fotografia ou num lugar como são exemplo as performances site-specific, numa antiga fábrica têxtil, num balneário termal ou até na sua própria casa.

    Partindo da poética dos espaços e/ou cartografando memórias pessoais ou alheias, a escrita cénica tende a ser uma dramaturgia partilhada que se amplia e contamina na emergência de processos colaborativos.

    Mais recentemente, tem procurado desenhar espaços de convivência entre o teatro e outras disciplinas, explorando formas de intercepção capazes de transgredir as linguagens específicas e abrir outros caminhos narrativos e visuais.

    Com quase 20 anos de experiência profissional, exerce também atividade na pedagogia do teatro. Concebe e orienta oficinas para diferentes grupos e contextos de formação. Também tem programado e coordenado vários projetos educacionais.

    CV